soltar pum
Toda a imagem da empresa é feita pela proximidade com a clientela, seja pela maneira de venda dos produtos, seja pelos materiais de divulgação disponíveis ou pela responsabilidade e compromisso firmado com o cliente. No caso da Natura, um dos propósitos é a compra de produtos que respeitam o meio ambiente.
É muito válida a elaboração de um veículo de proximidade com os clientes. Uma das melhores formas de estar perto do público e criar uma comunicação direta é a confecção de materiais específicos, como são as campanhas editoriais da Natura em revistas especializadas.As revistas definem uma relação com o consumidor, porque, além de ensinar a melhor maneira de usar os produtos, contam histórias de vida de consultores e como a venda de produtos da marca mudou as suas vidas. Além de ser o ponto de partida das vendas, é com esse material que os consultores explicam e mostram a variedade dos produtos.
A Natura, por exemplo, construiu e mantém com o público uma relação com a produção politicamente correta, assim, ela cede ao cliente a possibilidade de, sendo consumidor, estar agindo dentro de uma relação saudável com a natureza. A adoção de medidas em favor do meio ambiente, como a não realização de testes em animais, concede à empresa uma responsabilidade ambiental e provoca, também em quem compra, a mesma relação.
No período de pesquisas e criações de novos produtos, mais uma vez a empresa abre espaço para a relação com o público. Ela une o conhecimento científico e a sabedoria das comunidades tradicionais, como extrativismo, manejo florestal não-madeireiro, cultivo e sistema agroflorestal, atividades de culturas locais e tradicionais.
No caso da Natura, como todo o processo de venda é feito diretamente entre o(a) consultor(a) e os consumidores, as ferramentas online ganham uma função primordial de contato direto com o público.
Através de sites,