Poetas e poesias
Inicialmente a sua arte era inspirada na cultura hispano-mourisca, mas acabou por se difundir rapidamente para norte (províncias da Champagne e Artésia), aqui os troveiros exerceram a sua actividade ao longo de todo o séc. XIII .
Imagens de mapas no PW.
Os trovadores nao constituiam um grupo bem definido. Na maioria estes pertenciam a nobreza, mas um artista de baixo nascimento também podia ascender a uma categoria social mais elevada se tivesse talento. Estes não so compunham mas tambem cantavam as suas peças.
As cantigas foram conservadas em colectâneas ( cancioneiros) algumas das quais vieram a ser publicadas em edições modernas com facsímiles (imitações). Chegaram até nós no total cerca de 2600 poemas e mais de 260 melodias de trovadores e cerca de 2130 poemas e 1420 melodias de troveiros.
O tema mais popular das poesias dos trovadores era sobre o amor. A substâncias poéticas e musical das cançoes de trovadores e troveiros nao eram muito profundas mas as estruturas formais eram de grande variedade e engenho ( havendo em muitos casos um refrao que devera ser cantado por um coro). Há cantigas sobre varias questoes: politicas, morais ( cujo textos eram debates ou discussoes). http://www.youtube.com/watch?v=O6RGLZos0fg Musica tans m’abelis, com partitura e texto no PW.
Um dos generos mais cultivados era o pastourelle (pastorela), um dos tipos de balada dramatica, do qual o texto conta sempre a seguinte