Introdução a macroeconomia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
FICHAMENTO CAP. 08 – INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Aluno: Klésio Barbalho Cavalcante de Brito
Disciplina: Economia para administração
Professor (a): Mª Gracilene Marques Pereira
Turma / Semestre: 1E1 2012.2
Turno: Noturno
Natal, 04 de dezembro de 2012.
VASCONCELLOS, Marcos Antonio S. & GARCIA, Manuel E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva.
Introdução à Macroeconomia
Introdução
A macroeconomia estuda a economia como um todo, estudando a determinação e comportamento de grandes agregados, assim como: a renda e produto nacional, o nível em geral dos preços, a taxa de desemprego, a concentração de moeda e as taxas de juros, balança de pagamentos e a taxa de câmbio. Quando estudamos a macroeconomia ignora o comportamento especifico das unidades econômicas e de mercados específicos, o foco do estudo e mais voltado ao todo dos mercados de bens e serviços e o mercado de trabalho. A vantagem de estabelecer relações entre grandes partes e que nos permite uma compressão maior de alguns pontos mais relevantes da economia, assim se tornando um grande instrumento para a política e a programação econômica.
Metas de política macroeconômica
São metas da política macroeconômica o alto nível de emprego, a estabilidade de preços, a distribuição de renda socialmente justa e o crescimento econômico.
Alto Nível de Emprego
O alto nível de emprego é importante, pois, dessa forma, as pessoas recebem um salário e têm condições de adquirir mercadorias. Ao contrário, o desemprego gera pouca demanda, fazendo com que os produtos permaneçam nas prateleiras. Logo, se não há procura de produtos, a produção diminui e conseqüentemente o lucro também. Assim existe uma preocupação quanto ao nível de emprego para que haja um equilíbrio entre a demanda e a oferta.
Estabilidade de Preços