Poeira Cosmica
Poeira cósmica ou interestrelar corresponde a fragmentos de carbono ou silicatos de tamanho reduzido que podem ser visualizados somente com o uso do microscópio, esses não ultrapassam um mícron (milésima parte do milímetro) de diâmetro, sua forma é irregular, em razão disso é denominado de grão interestrelar.
É possível definir poeira cósmica como um contíguo de matéria e radiação que ocupa as lacunas do espaço interestrelar.
No meio interestrelar a temperatura oscila de acordo com o estabelecimento de fontes quentes que se apresentam no local, em contrapartida existem áreas extremamente frias. Grande parte da matéria interestrelar (99%) é constituída por gases, sendo que desse total, 90% é composto por hidrogênio atômico ou molecular, incluindo aproximadamente 9% de hélio e 1% de outros componentes mais pesados em relação ao último elemento.
Technology —, uma equipe de pesquisadores do instituto e da NASA encontrou um exoplaneta que parece estar evaporando devido à proximidade da qual se encontra de sua estrela.
O pequeno corpo celeste está localizado a 1.500 anos luz da Terra, e os cientistas chegaram à conclusão de que ele está desaparecendo devido ao estranho rastro de poeira — que lembra bastante os deixados por cometas — que pode ser observado nas imagens registradas pela sonda espacial Kepler.
O exoplaneta, que deve levar 100 milhões de anos até que se desintegre completamente, possui uma das órbitas mais curtas já observadas, levado apenas 15 horas para circular a sua estrela. Além disso, os cientistas calculam que a temperatura de sua superfície pode chegar a quase 2 mil oC, devido à sua proximidade com relação ao seu Sol.
Fonte: Massachusetts Institute of Technology
O Observatório Europeu do Sul (ESO), projeto que conta com participação brasileira, publicou nesta quarta-feira imagem que mostra a região que rodeia a nebulosa de reflexão Messier 78, localizada a norte do Cinturão de Órion.
Nuvens de poeira cósmica