A Alegoria da Caverna
Por fim Platão ressalta também a existência de dois mundos paralelos, o mundo sensível e o mundo inteligível, sendo que o primeiro ocorre mutações em suas ideias, não podendo ser considerado como fonte de conhecimento verdadeiro, ele reafirma então que se deve desenvolver uma educação tanto de corpo quanto de alma, levando a fim esses dois trabalhos, devem-se educar somente os que se mostrarem capazes de aprender, já que para participar ou assumir o controle de uma sociedade perfeita, é preciso de um conhecimento pleno de corpo e alma.
Assim os que foram educados com esse método, que Platão tenta formalizar uma sociedade perfeita, os mesmos educandos não se deixaram influenciar por interesses, não tendo assim uma certa ganancia por uma fonte inevitável de poder, mas sim levando em conta o seu bem e dos demais, não apenas de seus próprios interesses, pois com essa educação saberão que a uma vida mais valiosa que a ganancia pelo poder.
A educação, portanto torna-se coletiva. Não se trata mais de uma educação individual, no caso, de um preceptor, de uma educação grupal, aberta a coletividade. Essa mudança de um ensino individual para um ensino grupal vai exigir uma institucionalização da educação, já que a socialização da educação exigirá uma instituição correspondente que a coordene