filme a missao
O filme é muito interessante, por possuir diversos aspectos. Um deles é a contextualização história da produção: o enredo se passa no século XVIII, e o espaço é o Brasil escravagista que vivia um dilema.
Contexto
Cataratas do IguaçuA Companhia de Jesus, ordem religiosa jesuíta que tinha como missão maior a catequização dos índios no território brasileiro, estava devidamente instalada na então colônia de Portugal e Espanha.
Os índios, até um certo tempo, eram capturados e usados como escravos nas plantações e nos minérios localizados no Brasil. A companhia, buscando a missão maior de evangelizar esses índios, catequizava-os e após isso os mesmos eram livres da escravidão.
Enredo
O que acontece nessa época é que, após um certo tempo, muitos índios foram liberados de seu trabalho e os senhores escravagistas começaram a sentir falta da mão de obra proporcionada anteriormente pelos nativos.
A MissãoEsse sentimento fez com que os senhores começassem a patrocinar o uso das “entradas e bandeiras”, expedições que adentravam a mata e capturavam índios para o trabalho escravo, bem como recuperavam nativos que já haviam sido liberados. Essa situação proporcionou um confronto histórico, pois índios que já sabiam ler, escrever e conheciam a bíblia passaram a ser capturados pelos bandeirantes – equipes que penetravam nas matas em busca de exploração ou “mão-de-obra gratuita”.
Esse período é mostrado no filme. A única pessoa que apoiava as missões dos bandeirantes era o Rei da Espanha. As cortes europeias, já de pensamento iluminista (razão e ciência), se colocavam contra os ensinamentos da Companhia de Jesus (fé e emoção) e, Portugal mandou ordens para que se recuperasse os índios catequizados, aproveitando desse movimento anti-cristão. O filme conta a história de Rodrigo Mendoza, um violento mercador de escravos que,