Poder
A concepção de Poder na perspectiva dos cientistas políticos modernos
Belo Horizonte - MG
Novembro 2013
Introdução
Tendo a temática do Poder sido conceituada por diversos autores, centralizaremos em nossa análise os pensadores modernos Thomas Hobbes, Locke e Max Webber. Toda nossa discussão recairá sobre esses autores tão importantes e que são referência até os dias de hoje no que diz respeito as suas concepções de poder e política moderna.
Traremos para uma melhor reflexão outras literaturas a fim de enriquecer o debate. Relacionaremos as idéias desses autores sobre o Poder buscando esclarecer o seu conceito, identificar os principais tipos de poder segundo Weber e Hobbes, como se dá a sua legitimidade, de que forma é distribuída a divisão do poder para Hobbes e Locke. E de que maneira ambos contratualistas concebem a idéia do contrato social, legitimando o Estado como poder Institucional.
Para fins reflexivos traremos a temática atual da ação do grupo Black Block’s diante das manifestações do Brasil, na tentativa de identificar quaisquer relações à circunstância em que o indivíduo ou grupo de indivíduos não devem obediência ao Estado, pois se reconhecem em uma situação onde sua vida esteja sendo ameaçada, ou seja, o individuo não sente que o Estado cumpre seu papel, colocando-o a margem do Pacto.
Definição de Poder
A definição de poder é variada de acordo com diferentes autores.
Para Francois Chazel o poder é analisado de duas diferentes formas: poder sobre a natureza e poder sobre o seres humanos. Este último corresponde ao domínio de si mesmo e ao poder que um dispõe face aos outros atores. “A capacidade por parte de um determinado ator, de conseguir os resultados visados e, em particular, de realizar ações eficazes”.
De maneira não tão distinta Hobbes define Poder como algo que não se tem apenas como de uso imediato, o poder pode ser