mensagem
JÉSSICA DE SOUZA FERNANDES
Prática Pedagógica – Etapa 2
ITABUNA
2014
UNIVERSIDADE UBERABA
JÉSSICA DE SOUZA FERNANDES
Trabalho de Construção da Aprendizagem – Etapa 2
Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte da exigência à conclusão da disciplina Prática Pedagógica, do 2° semestre do curso de geografia.
Orientador: Profº Vagner Limiro Coelho
ITABUNA
2014
RESUMO
Todo ato pedagógico é político no sentido da sua capacidade de formar cidadãos e cidadãs com o objetivo de transformar algum(uns) aspecto(s) da realidade. A partir da concepção de que “planejar é transformar”, pois toda ação eficaz exige um planejamento coerente com o diagnóstico da realidade onde está inserida a comunidade escolar, bem como ao tipo de aluno que se pretende formar.
INTRODUÇÃO
Uma das idéias centrais que conduz uma escola é o projeto político-pedagógico lembrando a idéia de Sêneca "Não existe vento favorável, para quem não sabe o porto aonde quer chegar" o projeto pedagógico é o conjunto de princípios orientadores que vai dizer pra onde a escola vai o que será a escola, o que a identificara em relação às outras escolas e que tipo de aluno e cidadão ela vai ajudar a formar. O projeto político pedagógico é a identidade institucional. O primeiro pilar da sua estrutura é a missão, a visão e os objetivos institucionais, são eles que vão dizer qual é a grande característica da escola, com é que ela vai se diferenciar das outras escolas e a formação que vai ter para o cidadão que ta crescendo dentro da escola com a ajuda dos profissionais da educação.
Conforme a LDB a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de