MENSAGEM
Assunto da obra 3
Simbologia do Título 3
Contexto Histórico 4
Obra Épico-Lírica 5
Estrutura 6
1ª Parte – Brasão 6
2ª Parte - Mar Português 7
3ª Parte- O Encoberto 7
Simbologia da Estrutura 8
Símbolos da Mensagem 8
Sebastianismo e o Quinto Império 10
Assunto da obra
A obra Mensagem, publicada em 1934, é uma colectânea que reúne poemas de carácter nacionalista alimentados pelo mito sebastianista numa perspectiva épico-lírica.
Mensagem é a expressão poética dos mitos. Nesta obra não se trata de uma narrativa sobre os grandes feitos dos portugueses no passado, como em Os Lusíadas, mas sim, de um cantar de um Império de teor espiritual.
Não são os factos históricos propriamente ditos sobre os nossos heróis que mais importam, mas sim as suas atitudes e o que eles representam.
O assunto de Mensagem é a essência de Portugal e a sua missão a cumprir, pois consideram-se os heróis como símbolos de diferentes significados.
Mensagem foi publicada no dia 1 de Dezembro de 1934, quando Fernando Pessoa ainda era vivo, mas em condições muito particulares que influenciaram a sua composição.
Simbologia do Título
Como bem indica o insigne pessoano António Quadros no seu artigo «O título da Mensagem», à primeira vista "Mensagem" parece significar apenas isso - uma missiva, uma comunicação.
E, num primeiro grau, este é um significado aceitável, visto tratar-se de um livro com uma mensagem oculta.
No entanto, o primeiro título do livro não era "Mensagem", mas sim "Portugal". É por sugestão de um amigo, Da Cunha Dias, que Pessoa reconsidera, mudando o nome. Esse amigo ter-lhe-á indicado que o nome "Portugal" estava já nessa altura demasiado vulgarizado. Curiosamente, ou talvez de prepósito, "Mensagem" é uma palavra com o mesmo número de letras da palavra "Portugal".
O título desta obra sofreu várias alterações até se intitular definitivamente de Mensagem.
Para começar Portugal e Mensagem têm oito letras. O oito é um número de harmonia, mas também um número