Inércia
A inércia é uma propriedade física da matéria.
Considera-se num corpo não submetido à acção de nenhuma força ou submetido a um conjunto de forças em que a força resultante é nula.
Nesta condição esse corpo não sofre variação de velocidade. Isto significa que, se o corpo está parado, permanece parado e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade mantém-se constante.
Este princípio, foi formulado pela primeira vez por Galileu e, posteriormente, confirmado por
Newton. É conhecido como o primeiro princípio da
Dinâmica (1ª lei de Newton) ou princípio da
Inércia.
Podemos interpretar a
Inércia
da seguinte maneira:
Todos os corpos são "preguiçosos" e não desejam modificar o seu estado de movimento. Se estão em movimento, querem continuar em movimento, se estão parados, não desejam mover-se.
Esta "preguiça" é chamada pelos físicos de “Inércia” e é uma característica de todos os corpos dotados de massa.
O princípio da inércia pode ser observado no movimento de um autocarro. Quando o autocarro "arranca" a partir do repouso, os passageiros tendem a deslocar-se para trás, resistindo ao movimento.
Da mesma forma, quando o autocarro já em movimento trava, os passageiros deslocam-se para a frente, tendendo a continuar com a velocidade que possuíam.
Assim:
A inércia é a tendência de um corpo permanecer em repouso ou em movimento, a menos que uma força ou um conjunto de forças actuem para mudar o seu estado.
A Inércia dos Corpos/Massa dos corpos A massa de um corpo é a grandeza física que permite fazer uma ideia da inércia desse corpo.
Consideremos uma bola de futebol e uma pedra do mesmo tamanho.
Se dermos um pontapé de igual força nas duas, a bola subirá para o ar, enquanto a pedra pouco ou nada se moverá do seu lugar. Em contrapartida, o pé ficará magoado.
Embora as forças exercidas na pedra e na bola sejam iguais, os efeitos são diferentes porque a massa da pedra é maior do que a massa da bola. A pedra, como tem maior massa, resiste