Inercia
C ÁLCULO
DO
M OMENTO
DE I NÉRCIA
TEORIA: O momento de inércia de um corpo não pode ser medido diretamente, pois, no mínimo é necessário medir sua massa e um comprimento (por exemplo, o raio). Isto significa que, se o corpo for simétrico com relação ao eixo de rotação, é preciso, pelo menos, multiplicar a massa e o quadrado da medida de comprimento. Por outro lado, é possível fazer a medida indireta do momento de inércia de um corpo, colocando-o em rotação em torno de um dado eixo, e medindo grandezas físicas diretas, tais como massa, tempo, comprimento, etc. É óbvio que, nesse caso, será necessária a realização de cálculos baseados em equações conhecidas, usando as medidas diretas obtidas.
OBJETIVO
Determinar o momento de inércia de um corpo rígido a partir da definição.
MATERIAL NECESSÁRIO
Disco maciço
Cilindro maciço
Esfera maciça
Régua
Paquímetro
Balança
PROCEDIMENTO
O momento de inércia dos sólidos podem ser calculados a partir das equações abaixo descritas, uma vez que se conheça a massa do sólido e o raio.
=
,
=
,
=
onde R é o raio externo do anel , e M a massa do mesmo.
Mecânica
CÁLCULO DO MOMENTO DE INÉRCIA
Professores: Douglas/ Maurício / José roberto / Elijaime
1
Laboratório de Física – Roteiro Experimental
Faça as medidas das grandezas indicadas na figura acima e determine o momento de inércia total dos sólidos. Lembre-se que o momento de inércia é uma grandeza escalar, de modo que o momento de inércia total será:
r0 = _______________m r1 = _______________m r2 = _______________m r3 = _______________m m1 = ______________g m2 = ______________g m3 = ______________g
Faça também a medida da massa total do disco , do cilindro , da esfera:
m = _______________kg
TAREFAS
A partir das medidas calcule:
a)
b)
c)
d)
o volume de cada um dos sólidos, a densidade de cada sólido o momento de