Mensagem
1. Introdução
2. Biografia de Fernando Pessoa
3. Curiosidades
INTRODUÇÃO
Biografia de Fernando Pessoa
Fernando António Nogueira Pessoa nasce a 13 de Junho de 1888 em Lisboa, freguesia dos Mártires, no prédio nº4 do Largo de São Carlos. Este foi um poeta, filósofo e escritor.
Filho de Joaquim de Seabra Pessoa e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira.
Com apenas 5 anos sofre a perda do pai devido à tuberculose e mais tarde a mãe volta a casar com o comandante João Miguel Rosa, que era na altura cônsul de Portugal em Durban, África do Sul. Deste modo, Pessoa muda-se com a sua mãe para Durban vivendo lá a maior parte da sua vida. Em 1894 cria o seu primeiro heterónimo, Chavalier de Pas. A 12 de Maio de 1901 escreve “Separeted from thee”, o seu primeiro poema.
Já em 1904 termina os estudos em Durban, voltando então para Lisboa em 1905. Neste mesmo ano inicia o Curso Superior de Letras, abandonando-o mais tarde.
Em 1914 cria mais heterónimos, sendo estes Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. É também neste ano que escreve o “Livro do Desassossego”.
Em 1934 publica Mensagem, único livro de poesia publicado por si. A 19 de Novembro de 1935 escreve “Há doenças piores que as doenças”, o seu último poema português datado. O verso final reza assim: «Dá-me mais vinho, porque a vida é nada».
Faleceu a 30 de Novembro de 1935, então com 47 anos. Como poeta ficou conhecido pelas suas múltiplas personalidades, os heterónimos.
Curiosidades
Fernando Pessoa possuí desde a década de 80 uma estátua sua, feita em bronze, em frente ao café “A Brasileira”, no Chiado.
Este ano, 2015, comemora-se 80 anos de que foi escrita a obra Mensagem.
Este tem uma universidade homónima, a Universidade Fernando Pessoa, é privada e situa-se na cidade do Porto.
A última casa onde viveu está aberta a visitas e é agora a Casa Fernando