Poder
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Teoria Política – 1º semestre de 2014
Profª.: Karina Junqueira
Nomes dos alunos:
1. Definir o que é poder.
Poder “designa a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos” (N. Bobbio, Dicionário de Política, pag.933), em seu sentido social relaciona-se com a capacidade de agir ou determinar o comportamento do outro, dessa forma se legitima o Poder do homem sobre o homem.
O Poder Social demanda uma relação entre pessoas e grupos, onde um alguém ou grupo intencionado interfere na vontade do outro direcionando de acordo com seus desejos, podendo ser por meio de instrumentos e coisas, legitimando-se através de coerção, ameaça, chantagem, manipulação ou convencimento, essa abrangência ou “esfera do poder” pode ser ampla (poder político e poder paterno) ou limitada dependendo do contexto abordado. Poder não é violência, porém a violência pode ser um meio de poder, determinando o corpo como alvo para se disciplinar. O “saber” caracteriza-se também como forma de poder em um contexto em que condiciona o modo de agir do outro.
Nessa relação o indivíduo se torna sujeito e objeto do Poder Social, se submetendo ao poder de acordo com a situação vivenciada, seja em casa, no convívio familiar, ou submisso às normas do Estado.
O Poder como possibilidade é definido como “Poder potencial”, já o Poder efetivamente exercido caracteriza-se como “Poder em ato ou atual”, isso corresponde ao êxito da intenção.
2. Definir o que é poder disciplinar e suas técnicas.
Foucault (2005) esclarece que a punição e a vigilância são técnicas utilizadas para adestrar as pessoas adequando-as assim as normas estabelecidas pelas instituições. A vigilância determina um mecanismo de poder que se apropria dos indivíduos, controlando seus corpos e suas atividades cotidianas. Para o referido autor: [...] O poder disciplinar é [...] um poder que, em vez de se