Trabalho
Marcos Alexandre
É por meio da socialização que o ser humano é moldado, absorvendo o conjunto de hábitos, costumes e regras característicos de seu grupo.
O ser humano já esta inserido nesse ‘social’ desde que nasce, ali ele já será inserido em um meio, em um ambiente que moldará, ensinará e construirá o seu eu.
A partir dessa interação o comportamento de cada individuo começa a se encaixar nos grupos sociais e é claro que o que forma o caráter humano é essa convivência em grupo, e é da natureza humana essa interação e participação.
Sabemos que todos os grupos têm seus padrões, suas tipificações como nos é explicado no texto. Podemos chamar essas tipificações como padronizações, que sempre que aceitas por determinado grupo se torna uma instituição. Esse nível institucional é o da norma, das regras estabelecidas, e nos fica claro que a institucionalização é a presença invisível da sociedade no dia a dia dos indivíduos.
Os grupos sociais são caracterizados por impor tarefas e regras regulando as relações entre as pessoas, levando o grupo em direção ao seu objetivo.
O processo grupal consiste em relações equilibradas de poder entre os participantes, proporcionando evolução e crescimento pessoal. Temos alguns como:
A coesão é um dos processos grupais, onde a pressão exercida sobre tal individuo faz com que ele permaneça naquele grupo. A coesão se caracteriza pelo pensamento grupal.
A cooperação, como a palavra já nos deixa claro, são pessoas trabalhando juntas em prol de um ou mais objetivos, a fim de influir nos resultados de indivíduos a sua volta. E essa cooperação permite que certas diferenças iniciais venham a ser anuladas.
Outro ponto a fazer parte desses processos grupais é a formação de normas, ou seja, o estabelecimento delas. Um exemplo típico seria o casamento. As normas ali presentes não estão necessariamente explicitas, mas sabemos que o casal estabelece normas no proposito de evitar atritos e gerar uma