poder
Este desprezo dos familiares, inclusive, pode vir da própria experiência do autor Franz Kafka, que sempre demonstrou ter dificuldades no relacionamento com seu pai - algo evidenciado na obra de publicação póstuma Carta ao Pai. Algumas passagens da carta, por sinal, em muito lembram a maneira de o autor descrever como Gregor Samsa se arrastava pela casa, há o uso dos mesmos verbos, o que pode indicar de onde surgiu a idéia para o livro A Metamorfose.
Enfim, a obra é fantástica e provocará, sem sombra de dúvida, engrandecimento e reflexão em quem a ler. Até para evitar acabar com o clímax do próprio livro, não farei minhas considerações a respeito da parte final, que no fundo bom observar que toda a obra pode - e deve - ser vista como uma grande metáfora, é claro. A transformação de Gregor em um inseto monstruoso pode simplesmente significar a sua opção por um caminho em sua vida diferente daquele que a família queria, o que os leva a repudiá-lo, como acontece no livro em relação a ele em sua forma de inseto. Desde o começo, os pais o desprezam, a irmã é a única que se dispõem a levar-lhe comida. E mesmo ela, com o tempo, passa a não suportar mais o novo estado do irmão.
Este desprezo dos familiares, inclusive, pode vir da própria experiência do autor Franz Kafka, que sempre demonstrou ter dificuldades no relacionamento com seu pai - algo evidenciado na obra de publicação póstuma Carta ao Pai. Algumas passagens da carta, por sinal, em muito lembram a maneira de