vergalhoes
AULA:
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: CIÊNCIA DOS MATERIAIS E MATERIAIS DE
CONSTRUÇÃO CIVIL I
06/2013-1
DATA:
26/03/2013
VERGALHÕES DE AÇO
REVISTA CONSTRUÇÃO MERCADO – EDIÇÃO 26 – JANEIRO 2009
Barras devem chegar à obra com antecedência para realização de ensaios
Apesar de muitos chamarem de ferro, os vergalhões são feitos, na verdade, de aço. A principal diferença está na composição: o aço é uma liga de ferro-carbono que contém de 0,008% até aproximadamente
2,0% de carbono. No ferro esse teor é de 2,04 a 6,7%.
Especificação - Os vergalhões de aço são vendidos em três classes, de acordo com a NBR 7480: CA-25,
CA-50 e CA-60. O que determina a classe de um vergalhão são suas características mecânicas, como resistência à tração e ao escoamento (veja tabela 1).
Esses valores são utilizados pelo calculista para dimensionar a estrutura. A barra deve suportar cargas e sobrecargas até os limites determinados sem deformar-se permanentemente. Os vergalhões também podem ser classificados pelo diâmetro nominal ou bitola. A NBR 7480 indica a massa linear nominal em kg/m para cada "bitola" e as tolerâncias admissíveis (veja tabela 2).
Se a barra tiver valores de massa linear menores do que o mínimo especificado na norma, sua área de seção será diminuída e, portanto, sua resistência mecânica será comprometida. Já um diâmetro nominal maior do que o especificado pode impedir que a peça estrutural tenha a quantidade de barras prevista, por falta de espaço. Isso significa menos aço e resistência estrutural diferente daquela determinada pelo calculista. Por ser o aço mais usado na construção, o CA-50 deve obrigatoriamente por norma possuir marcação de bitola em relevo.
Características e uso - O CA-25 é liso e mais maleável do que os outros. É pouco utilizado na construção e apenas em situações que prescindem de barras nervuradas. As indústrias de pré-moldados costumam empregá-lo para fazer alças