Resenha - vergalhões e estruturas soldaveis

420 palavras 2 páginas
RESENHA CRÍTICA

BATISTA, Arildo. Engenharia civil. Desenvolvimento de vergalhões soldáveis e armaduras soldadas. São Paulo (SP). Engenharia, 2007 páginas 60 a 63.

RESUMO DA OBRA

O texto “Desenvolvimento de vergalhões soldáveis e armaduras soldadas” BATISTA mostra, de uma perspectiva ampla, as vantagens do uso de vergalhões e armaduras soldáveis. O texto é uma publicação com detalhes técnicos e imagens explicativas. Se tratando dos vergalhões soldáveis, a tecnologia esta sendo desenvolvida a quase 20 anos pelas empresas brasileiras, antes só se desenvolvia esses vergalhões em barras retas, porém, a 5 anos, a empresa Belgo desenvolveu o CA-50 soldável em forma de rolos, com bitolas de 6,3mm a 12,5mm. Tanto na laminação em barras quanto em rolos, o processo de fabricação do CA-50 soldável é o mesmo, se dá pelo resfriamento controlado utilizando a água, o que diminui o carbono equivalente do material, traz maior dureza e alivio de tensões. As armaduras soldáveis são utilizadas no mundo ha vários anos. O desenvolvimento do CA-50 soldável em rolos possibilitou o desenvolvimento de todos os tipos e tamanhos de armaduras soldadas, em qualquer formato e para qualquer tipo de estrutura. A confecção de armaduras soldadas na própria obra não é recomendada, pois requer um ambiente controlado, conseguido mais facilmente em fábrica.

CRÍTICA DO RESENHISTA

O uso de vergalhões soldáveis e armaduras soldadas estão se mostrando extremamente viáveis, traz diversas vantagens para os utilizadores como: maior produtividade da mão-de-obra, custo menor, rigidez nas peças, visto que as armaduras já vêm prontas, há economia no espaço do canteiro e tempo com mão-de-obra. Penso a soldagem no canteiro de obras despende de soldadores qualificados e equipamentos especiais, fora o controle do ambiente, o que a torna inviável. Há também um gasto maior com frete, pois as armaduras prontas ocupam maior espaço no transporte. Concordo com o autor ao afirmar que, as vantagens

Relacionados

  • RESENHA CRITICA
    1743 palavras | 7 páginas