Poder e politica nas empresas
Destaques do texto :
1. Comportamento político: Atividades que não são requeridas como parte do papel formal da organizaçao, mas que influenciam ou tentam influenciar, a distribuição de vantagens e desvantagens dentro dela. 1.1 Influência para avançar em sua carreira.
1.2 Usar o poder para influenciar o processo decisório e ou comportamental.
1.3 Aqueles com boas habilidades políticas são capazes de utilizar eficazmente suas bases de poder.
2. Uma ação politica é ética?
2.1 A ação politica foi motivada por interesses pessoais em detrimento dos objetivos da organização? Caso a resposta seja sim – antiética.
2.2 A ação politica respeita os direitos das pessoas envolvidas? Caso a resposta seja não ela é antiética.
2.3 A atividade politica é justa e equitativa? Caso a resposta seja não – antiética.
3. Implicações para os administradores:
3.1 Aumentar a dependência que os outros têm em relação a você. Exemplo você pode, aumentar seu poder em relação ao seu chefe desenvolvendo conhecimentos ou talentos dos quais ele necessita e para os quais não tenha substituto á altura.
3.2 Pouca satisfação no trabalho: os funcionários dos escalões mais baixos, sem base de poder nem influência necessária para se beneficiar do jogo político, percebem a política organizacional como uma fonte de frustrações e demostram pouca satisfação com o trabalho.
3.3 Os funcionários de escalões mais altos, que estão em melhor posição para se engajarem no comportamento politico e dele se beneficiarem, não costumam demonstrar essa atitude negativa.
Acréscimo de conteúdo:
1. http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-jogo-politico-nas-organizacoes/45302/
1.1 O comportamento político tem a ver com a percepção dos indivíduos sob diferentes ângulos de visão. O que é visto por alguém como um esforço espontâneo em benefício da empresa pode ser visto por outras pessoas como tentativa iminente de beneficiar a si mesmo. No jargão popular,