As organizações como sistemas politicos
Introdução
Ao examinarmos as organizações por meio da metáfora politica, os interesses, conflitos e jogos de poder dominam a cena, são eles que determinam as atividades organizacionais. Passamos a aceitar que a politica é um aspecto inevitável da vida corporativa. E que segundo Aristóteles é um meio de conciliação entre as partes, oferecendo um meio de criar ordem na diversidade e evitar formas de dominação totalitária.
Sistemas políticos
A organização é intrinsecamente política quando precisa criar ordem e direção entre pessoas com interesses diversos e conflitantes.
Politica e jogos políticos fazem parte da vida da organização.
Uma organização que pratica a politica não será, necessariamente, disfuncional.
É útil lembrar que a atividade politica permite encontrar os meios de negociação quando os interesses são distintos.
Formas de governos * Autocracia: governo absoluto em que o poder é sustentado por um indivíduo ou por um pequeno grupo e apoiado pelo controle de recursos críticos , pelo direito de propriedade ou possessão de direitos, tradição carisma e outras razões para invocar privilégios pessoais.
* Burocracia: Regra exercida por meio da palavra escrita, que oferece as bases de uma autoridade do tipo racional-legal, ou governo “pela lei”. O termo deriva dos homens que sentavam atrás de seus bureax, ou mesas, administrando as regras da atividade organizacional.
* Tecnocracia: Regra exercida através do uso do conhecimento, poder de especialistas e habilidade de resolução de problemas relevantes. O poder é flexível, à medida que diferentes indivíduos e grupos sobem e descem na estrutura do poder de acordo com o valor de sua contribuições técnicas.
* Democracia: O poder democrático pode ser exercido diretamente através de formas de governo participativo em que todos participam do processo de administração, ou seja, decisões são tomadas após consultas a