As organizações como sistemas políticos
PODER: AS Organizações como Sistemas Políticos
Quando examinamos as organizações por meio das lentes da política, os padrões de interesses concorrentes, conflitos e jogos de poder dominam a cena. • Vemos a organização e a administração como um processo político.
• Identificamos diferentes estilos de governo.
• Vemos como a organização torna-se politizada devido a interesses divergentes de indivíduos e grupos.
• Reconhecemos o fato de que o conflito é uma propriedade natural de toda organização.
• Observamos muitas fontes diferentes de poder e aprendemos como elas podem ser usadas em nosso interesse.
Se entendemos as organizações em termos políticos, aceitamos o fato de que a política é um aspecto inevitável da vida corporativa. Aprendemos que dirigentes eficazes são atores políticos habilidosos que reconhecem o contí- nuo jogo entre interesses concorrentes e que usam o conflito como uma for- ça positiva.
Eu vivo numa sociedade democrática. Por que eu deveria obedecer a ordem de meu chefe oito horas por dia? Ele age como um ditador,
6 178 ALGUMAS IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO dando ordens e nos dizendo o que deveríamos pensar e fazer. Que direito ele tem de agir dessa maneira? A empresa paga nossos salários, mas isto significa que ela tenha o direito de comandar todas as nossas crenças e sentimentos? Ela certamente não tem o direito de nos reduzir a robôs que devem obedecer cada comando.
Este comentário bastante irritado de um operário exasperado pelo cansaço e opressão experimentados na vida diária de trabalho capta um aspecto da organização que não foi considerado até agora. O empregado percebe que seus direitos de cidadão e como um empregado remunerado estão em conflito um com o outro. Como cidadão, numa sociedade democrática, ele é teoricamente livre para ter suas próprias opiniões, tomar suas próprias decisões e ser tratado de igual para igual. Como empregado, esses direitos lhe são