Trabalho1
Slide 2:
Em julho de 1948, o matemático americano Claude Shannon (1916-2001), considerado o pai da teoria da informação, publica o artigo científico intitulado Teoria Matemática da Comunicação. Engenheiro na Bell Telephone Company (criada em 1880, enorme empresa de telecomunicações)
Slide 3:
Na altura de Claude, os principais canais eram o cabo telefonico e a onda de rádio.
Neste slide apresento um simples gráfico do Sistema Geral da Comunicação (Fonte, Canal, Destino)
Slide 4:
Neste Slide apresento a Teoria Matemática da Comunicação, de forma Gráfica.
Slide 5:
Neste slide falo sobre o objectivo desta teoria, e de que maneira pretende afectar a comunicação e melhora-la.
Objectiva, ser simples mas eficiente na detecção e resolução dos problemas técnicos da comunicação. A teoria matemática da comunicação Visava a precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando não se cingir apenas à área da engenharia, mas servir de referência a qualquer âmbito da comunicação. Pretendia, assim, ser adaptável a qualquer processo de comunicação, independentemente das características dos seus componentes.
Slide 6:
Em 1949, Shannon com o também matemático americano Warren Weaver (1894-1978) publicam juntos o livro Teoria Matemática da Comunicação, contendo reimpressões do artigo científico anterior de forma acessível também a não-especialistas.
Weaver aplicou a teoria de Shannon á comunicaçao interpessoal (face a face (conversa, expressao corporal), ponto a ponto (ligaçao telefonica))e desenvolveu-a, e defende que a solução para qualquer problema de comunicação é a minimização da sua perda.
Slide 7:
Shannon: Aproveitar ao máximo a capacidade do sinal e com o minimo de ruido, não se interessando pelo conteudo nem efeito da mensagem.
Ruido: Tudo aquilo que é acrescentado á mensagem emitida pela fonte sem que o emitor o pretenda. Interferencias, distorções etc.É a unica coisa que não é imediatamente obvio
Várias Criticas: