Poder e dominação
Introdução
Hoje em dia o poder e a dominação,andam muito próximos. O poder geralmente impõe alguma vontade sobre os outros,mesmo que resistam de alguma forma. A dominação é almejada hoje em dia por políticos,crenças religiosas. É um objetivo ambicioso,algo que pode ser almejado. Existem três tipos de dominação:dominação legal,dominação tradicional e dominação carismática. Que estará sendo mostrada nas próximas páginas. Relacionando a diferença entre o poder e a dominação :é que o poder não é necessariamente fato,nem obediência.
Poder e Dominação
PODER: é a capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência.
Segundo Weber, o poder é um facto universal espalhado de forma heterogênea. Para que haja poder, é necessário haver uma qualquer relação (termo intrínseco), isto é, necessita-se de outro ou outros parra se poder exercer o poder.
DOMINAÇÃO: significa a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato. A dominação pode justificar-se em diversos motivos de submissão ou princípios de autoridade. São três os tipos de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.
Dominação legal: a obediência apóia-se na crença na legalidade da lei e dos direitos de mando das pessoas autorizadas a comandar pela lei. Seu tipo mais puro é dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. Seu ideal é: proceder de maneira formal, segundo as regras racionais. A base do funcionamento técnico é disciplina do serviço. A burocracia