Estado, Poder e dominacao
Índice 1
1.Introdução 2
Identificar acerca de aspectos relevantes sobre Estado, Poder e Dominação. 3
1.1.2 Objectivos específicos 3 Explicar a origem do Estado, Poder e Dominação; 3
Consulta de Manuais teóricos sobre o tema em abordagem, fundamentalmente a luz de Max Weber e; 3
2.ESTADO 4
2.1Origem do Estado 4
3PODER E DOMINAÇÃO 8
3.1Poder 8
3.2Dominação ou Autoridade 9
3.2.1Dominação legal 9
4Conclusão 15
5Referências Bibliográficas 16
1. Introdução
Este trabalho tem por objectivo debruçar acerca do Estado, poder e dominação. Importa referir que ao longo do tempo as sociedades estiveram organizados em Estados, onde sempre existiu a dominação do homem pelo homem, isto é, sempre houve a necessidade de existir alguém que mande e outros que obedeçam, sendo por meio de uma faculdade sobre ou ainda por meio de uma legitimidade que possibilite tal feito.
Portanto, sendo o Estado uma organização responsável pela organização e controle social, por meio do monopólio de violência legitimo, encontra o exercício de Poder que quando e legitima passa-se a Dominação que é um instrumento que possibilita encontrar uma pessoa determinada que esteja pronta a obedecer, pois a dominação se faz necessária para se manter em ordem a sociedade e tudo que gira em torno dela.
Segundo Weber, existem três tipos puros de dominação: legal, carismática e tradicional. A dominação legal baseia-se em estatutos que podem ser modificados e criados desde que o mesmo esteja pré-estabelecido. A dominação tradicional é aquela baseada na crença e nos poderes de senhores, onde um manda e o outro obedece e, diferentemente da dominação legal, ela não é baseada na formalidade. A dominação carismática é dada em virtude da devoção, e por pessoas que possuem carácter comunitário onde quem manda é o líder e o que obedece é o apóstolo.
A dominação não é algo pré-determinado, pois não há como afirmar que quem prepondera hoje não será dominado amanhã.
Palavras-chave: Estado,