Poder Territorial
Território tem como principal conceito uma área delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. O termo pode ser também utilizado na política, na biologia e na psicologia.
No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as elações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais. No contexto político, refere-se a superfície terrestre de um Estado, seja ele soberano ou não, ou também o o espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano. Para as teorias gerais de Estado, diplomacia, relações internacionais e nacionalidade, território é uma das condições para a existência e o reconhecimento de um país.
Alguns indivíduos confundem território com fronteiras, porém, fronteira é o limite entre duas partes distintas, é ela que determina a área territorial precisa de um Estado, a sua base física e são feitas através de delimitações territoriais e políticas que, garante aos seus estados, a autonomia e a soberania desses perante os outros.
O território brasileiro possui grande extensão, e é considerado um verdadeiro país-continente, sua área territorial o coloca em quinto lugar entre os maiores países em extensão territorial - quinto lugar.