Poder Social
SLIDE 1:
Para Maria Aparecida Ferreira Aguiar, Poder Social é a capacidade potencial do indivíduo de influenciar uma ou mais pessoas para agir em determinada direção ou para mudar a direção da ação. Poder social é, portanto, a capacidade de exercer influência interpessoal. (AGUIAR, Maria Aparecida Ferreira. Psicologia aplicada à administração. São Paulo: Atlas, 1989)
SLIDE 2:
Para Foucault, o poder não existe já que está idealizado na sociedade e desconsidera vários fatores.
SLIDE 3:
Para Weber, poder é a capacidade de impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas.
SLIDE 4:
O Poder social é necessário para garantir que o bem comum seja atingido.
Antigamente, o poder social se manifestava pela força física, quando os mais fortes exerciam poder sobre os mais fracos.
Na época moderna, a força passou a ser necessária apenas para impor limites e condutas, e devendo ser evitada em situações que não sejam extremamente necessárias, para que não se confunda poder com força.
Durante o séc. XIX, surgiu a ideia de que o poder não poderá utilizar a força arbitrariamente, devendo ser delimitados aspectos gerais para que o poder seja legitimo e jurídico.
Legitimidade do poder: o líder possui a competência e a autorização para desempenhar tal função.
Juridicidade do poder: o poder é exercido dentro das regras e limites pré-estabelecidos pelas principais leis existentes em determinada sociedade.
Poder tradicional: decorre das monarquias. O poder é passado de forma hereditária.
Poder carismático: o líder reflete as aspirações do povo.
Poder racional: o poder é proveniente da lei e exercido dentro dos limites impostos por ela.
SLIDE 5:
Dois exemplos de poder decorrente da vontade do povo são a anarquia e a democracia.
SLIDE 6:
O anarquismo tem a base da sua teoria em uma sociedade sem instituições de coerção como o governo e a polícia, já que acredita na auto-organização da sociedade, baseada na ação consciente de cada indivíduo, vivendo de