Poder de negociação dos fornecedores
Os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre os participantes do mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados. Poderosos fornecedores de matérias-primas chave podem apertar a lucratividade de um mercado que não está apto a repassar os aumentos no custo em seus próprios preços. As condições que tornam esses fornecedores poderosos são similares às que tornam os compradores fortes.
Vale ressaltar que os fornecedores em questão (representados pelo retângulo em azul) são aqueles que fornecem as matérias-primas para produzir os produtos das empresas que concorrem no mercado. Ou seja, no tópico anterior as empresas concorrentes eram fornecedoras. Neste, essas mesmas empresas devem ser analisadas como compradoras.
O poder de barganha dos fornecedores é alto quando: * A concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado é alta; * A disponibilidade de produtos substitutos é baixa; * A importância do comprador para o fornecedor é baixa; * A diferenciação dos produtos e serviços dos fornecedores é alta; * Os custos de troca do comprador são altos; * A ameaça dos fornecedores comprarem empresas compradoras é alta. Abaixo, uma descrição de cada um desses fatores que influenciam o poder de barganha dos fornecedores. * Concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado: Quando poucos grandes fornecedores de matérias-primas chave dominam o mercado e o mercado fornecedor de matéria-prima é mais concentrado que o mercado comprador, o poder dos fornecedores é alto.
Fornecedores que vendem para compradores mais fragmentados geralmente podem exercer uma influência considerável nos preços, qualidade e termos de compra e venda. * Disponibilidade de produtos substitutos: O poder dos fornecedores é alto quando existem poucos substitutos ou nenhum para o produto fornecido por eles.
O