forças de porter
1.PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES.
Os fornecedores têm poder de negociação elevado quando a diversidade dos fornecedores é baixa; os produtos são exclusivos e/ou diferenciados; e o custo para trocar de fornecedor é muito alto.
Concentração de fornecedores: O produto em desenvolvimento, tem uma enorme diversidade de fornecedores, devido ao fato de seus produtos serem comuns no mercado, e de fácil acesso, não tendo necessidade de apenas um fornecedor. Nesse item, podemos considerar que a concentração de fornecedores não eleva o poder de negociação dos fornecedores.
Importância do volume para os fornecedores: Os fornecedores também possuem um mercado muito fragmentado, ou seja, não dependem de apenas um comprador. Este item tende a aumentar o poder de negociação dos fornecedores, pois perder apenas um comprador não será muito prejudicial para o mesmo.
Diferenciação dos produtos e serviços dos fornecedores: O produto é composto por ingredientes que em sua maioria não podem ser substituídos. A farinha de trigo por exemplo, não pode ser substituída por outra farinha. Assim, este item tende a aumentar o poder de negociação dos fornecedores.
Custos da mudança de fornecedores: O custo para a troca de fornecedor também não é elevado, uma vez que a matéria prima é de fácil acesso, e a quantidade de fornecedores da mesma é grande. Esse item, não eleva o poder de negociação dos fornecedores.
Disponibilidade de produtos substitutos: A matéria prima para a produção do produto, em sua maioria, não pode ser trocada ou substituída, uma vez que a troca de algum ingrediente pode alterar no resultado final, e diminuir a qualidade do produto. Consideramos então que este item aumenta o poder de negociação dos fornecedores.
2.PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES
Podemos entender como a capacidade de negociação do cliente para com o as empresas do setor. Tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a