Filosofia da Educação
O ser humano em sua essência possui uma inteligência abstrata, ou seja , que modifica-se e inova as suas maneiras e realizar as coisas de sua existência ou mesmo atividade mais difíceis de nossa raça.
Para humanizar uma sociedade, o psicólogo observa a necessidade de medidas que designam quais indivíduos dessa sociedade tenham potencial de serem criativos e que tenham pensamentos divergentes da medida considerada padrão. Neste contexto somos pessoas inacabadas no processo de humanização e estamos em constante transformação, com isso necessitamos de mudança para melhoria.
O educador deve aproveitar a característica única que cada ser humano possui, para que a evolução do homem seja trabalhada, através da cultura. Neste sentido é por meio da educação que o homem se humaniza.
Em contrapartida a desumanização traça um perfil contrario marginalizando esses indivíduos ou sociedade, no qual não vem de agora, ela já vem com o homem e seu pensamento evolutivo, o homem em si vai se desumanizando a medida que esquece de si próprio e seu semelhante.
Quando as pessoas são afastadas da escola ou de qualquer outra forma de aprendizado, por consequência não possuem acesso à cultura e ao conhecimento que educadores oferecem aos seus alunos..Tais pessoas tendem a se tornarem egoístas , centrados apenas em defender seus próprios interesses e ideais.
A forma como as pessoas expressam seus sentimentos constitui numa competência social.Dependendo de como definimos um termo ou estabelecemos outros, podemos juntar ou afastar os individuos.