Poder Calorífico Superior
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Relatório - Determinação do Poder Calorífico Superior (PCS) para Sólidos e Líquidos
MANAUS-AM/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
Fabrício Sousa Carneiro
Relatório - Determinação do Poder Calorífico Superior (PCS) para Sólidos e Líquidos
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas, como parte do critério de avaliação da disciplina FTF 034 – Laboratório de Sistemas Térmicos. Sob orientação do Profo. Fabio Lisboa.
.
MANAUS-AM/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
No dia 05 de dezembro de 2013, ás 08h30min, saímos rumo à Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, A visita teve como objetivo determinar o poder calorifico (PCS) de amostras de combustíveis sólidos e líquidos, chegamos por volta das 10h00min à Fazenda. Durante o ensaio, tivemos o acompanhamento do professor da disciplina, Fabio Lisboa, e de dois técnicos do curso de Engenharia Mecânica. Através do ensaio, foi possível visualizar na prática a definição do poder calorífico, que se define como a quantidade de energia na forma de calor liberada pela combustão de uma unidade de massa do combustível.
2. OBJETIVO
Determinar o poder calorifico superior (PCS) de amostras de combustível solida e liquida.
3. TEORIA
O Poder Calorífico de combustíveis é definido como a quantidade de energia interna contida no combustível, sendo que quanto mais alto for o poder calorífico, maior será a energia contida.
Um combustível é constituído, sobretudo de hidrogênio e carbono, tendo o hidrogênio o poder calorífico de 28700Kcal/kg enquanto que o carbono é de