Determinação do poder calorífico de um combustível sólido
Engenharia Mecânica
Relatório da palestra
Determinação do poder calorífico de um combustível sólido
Vila Real, 22 de Novembro de 2013
Índice
Introdução 3
Pellets Comerciais 4
Objetivo 5
Procedimento experimental 5
Conclusão 7
Bibliografia 7
Introdução
O poder calorífico define-se como a quantidade de energia em forma de calor libertada pela combustão de uma unidade de massa. Quanto mais alto for o poder calorífico, maior é a energia contida no combustível. Este consiste na relação entre a quantidade de calor () libertada durante a combustão da massa () de uma substância, e a referida massa, . No sistema Internacional o poder calorífico é expresso em joules por grama () ou quilojoules por quilo ().
Existem quatro tipos de poder calorifico, o poder calorifico superior a volume constante, (PCsv), o poder calorifico inferior a volume constante, (PCiv), o poder calorifico superior a pressão constante, (PCsp), o poder calorifico inferior a pressão constante, (PCip).
O Poder Calorífico Superior – PCS representa a combustão que se efetua a volume constante e no qual a água formada durante a combustão é condensada e o calor que é derivado desta condensação é recuperado.
O Poder Calorífico Inferior – PCI representa a energia efectivamente disponível por unidade de massa de combustível após deduzir as perdas com a evaporação da água.
O Poder Calorífico à pressão constante consiste no calor liberado na combustão que se processa à pressão constante.
O Poder Calorífico a volume constante consiste no calor liberado quando a combustão se processa dentro de um recipiente de volume constante.
A determinação do poder calorifico
A determinação experimental em laboratório é efetuada com o auxílio de calorímetros, aparelhos adiabáticos (que não trocam calor com o ambiente). Dentro dos mesmos promove-se a combustão de uma massa conhecida do combustível. O calor