Relat 1 Termo 2
ENGENHARIA MECÂNICA AERONÁUTICA
MEDIDA EXPERIMENTAL DO PODER CALORÍFICO
Laboratório de EME606 – Termodinâmica II
LUIZ GUSTAVO AIRES CRUZ – 27854
ITAJUBÁ
2015
Universidade federal de itajubá
EME606 – MEDIDA EXPERIMENTAL DO PODER CALORÍFICO
Relatório de Termodinâmica II referente ao primeiro laboratório, envolvendo todo o conteúdo prático apresentado, desde sua fundamentação teórica até a montagem e funcionamento do calorímetro.
ITAJUBÁ
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 4
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
4. METODOLOGIA E EQUIPAMENTO 5
4.1. Equipamento Necessário 5
4.2. Procedimento de Testes 6
4.3. Montagem Experimental 7
4.4. Esquema Do Calorímetro 7
5. EQUAÇÕES 7
6. RESULTADO 8
7. CONCLUSÕES 8
8. BIBLIOGRAFIA 9
1. INTRODUÇÃO
Os combustíveis são substâncias que, em contato com um agente oxidante e um ativador, sofrem uma reação química exotérmica. A energia liberada durante essa reação é de fundamental importância para o cotidiano do ser humano e também para diversos setores da indústria.
Várias substâncias podem ser utilizadas na fabricação de combustível, como as de origem fóssil ou as de origem vegetal. Uma das características principais que definem diferenciam os combustíveis é o poder calorífico, definido como a quantidade de energia liberada por unidade de massa ou volume do combustível, sendo tal valor dependente de sua composição.
Assim, a determinação do poder calorífico dos combustíveis se mostra de extrema importância para o estudo dos processos combustivos, para entender a eficiência de cada tipo de combustível e também para o projeto de câmaras de combustão.
Devido a essa importância, este trabalho relata um método para a determinação experimental do poder calorífico assim como todo o embasamento teórico desses estudos.
2. OBJETIVO
Determinação experimental do Poder Calorífico Superior dos combustíveis sólidos ou líquidos.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Há dois tipos de