Poder Calorifico De Um Combustivel
1. Definição
Poder Calorífico é a quantidade de calor liberada pela combustão completa da unidade de massa (ou volume) do combustível, sendo os fumos da combustão resfriados até a temperatura do combustível (18 ou 25°C).
O poder calorífico de um combustível nos dá o "conteúdo energético" do mesmo, independentemente do fato de ser ou não realizada a combustão.
2. Valores do Poder Calorífico
Dependendo das condições de determinação, o poder calorífico de um combustível pode apresentar diferentes valores.
- Poder Calorífico a Pressão Constante (PCp) - É a quantidade de calor liberada na combustão que se processa a pressão constante (ambiente aberto).
- Poder Calorífico a Volume Constante (PCv) - É a quantidade de calor liberada na combustão que se processa a volume constante (ambiente fechado).
O valor do poder calorífico a volume constante é maior que o valor do poder calorífico a pressão constante para um mesmo combustível. A razão de tal fato é que parte do calor gerado no processo a pressão constante, é consumido no trabalho de expansão dos gases submetidos à pressão reinante.
Em função do estado físico que se encontra a água presente nos fumos da combustão, define-se ainda:
- Poder Calorífico Superior (PCS) - Obtido quando resfriamos os fumos da combustão até a temperatura ambiente. Dessa forma, ocorre a condensação do vapor de água, e a quantidade de calor medida inclui o calor de condensação da água.
- Poder Calorífico Inferior (PCI) - Pode ser obtido deduzindo-se do valor do poder calorífico superior, a quantidade de calor relativa à condensação do vapor de água. Tudo se passa como se a medida de quantidade de calor fosse feita, deixando a água presente nos fumos, sair do sistema na forma de vapor.
De acordo com o descrito acima, pode-se estabelecer a seguinte relação entre PCS e
PCI:
onde:
q H20 = m H20 fumos
PCS - PCI = q H20
xL
L = calor de condensação da água a 180C.
Pode-se então escrever:
PCS - PCI = m H20 fumos