Movimentação de gases e Bombeamento de líquidos
Centro de Engenharia e Ciências Exatas
Engenharia Química
JULCIMARI CAROLINE SCHOSSLER DEAK
BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS E MOVIMENTAÇÃO DE GASES
Toledo – PR
2014
JULCIMARI CAROLINE SCHOSSLER DEAK
BOMBEAMENTO DE LÍQUIDOS E MOVIMENTAÇÃO DE GASES
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Processos da Indústria Química, como parte da avaliação referente ao bimestre.
Professora: Tatiana Rodrigues da Silva Baumgartner
Toledo – PR
2014
1 INTRODUÇÃO
Os gases e líquidos estão presentes em todo lado e a qualquer hora. Auxiliam na limpeza industrial, na respiração e na realização de testes de calibrações e medições. O gás natural participa de vários processos nas indústrias. A alta demanda de energia térmica desse segmento pode ser suprida através do uso do gás natural, muito utilizado na secagem, refino, cocção, torrefação, panificação, pasteurização, destilação e lavagem. Além disso, a indústria é grande consumidora de vapor, sendo utilizado em muitos de seus equipamentos.
Devido à intensa utilização de fluidos na indústria, faz-se necessário o uso de equipamentos adequados que os movimentem, transportem e bombeiem.
A movimentação do líquido é produzida por forças que se desenvolvem na massa líquida, através de um equipamento denominado bomba hidráulica.
As bombas recebem a energia de uma fonte motora qualquer e cedem parte dessa energia ao fluido na forma de energia de pressão, cinética ou ambas. Isto é, elas aumentam a pressão e velocidade do líquido. A energia cedida pode ser medida através da equação de Bernoulli. A relação entre a energia cedida pela bomba ao líquido e a energia que foi recebida da fonte motora, fornece o rendimento da bomba.
Os gases podem ser movimentados através da bomba de vácuo, que reduzem a densidade molecular de um recipiente através da retirada das moléculas do gás. Também se