Bombas Hidráulicas
Bombas hidráulicas
Uma bomba hidráulica é um dispositivo que adiciona energia aos líquidos, tomando energia mecânica de um eixo, de uma haste ou de um outro fluido: ar comprimido e vapor são os mais usuais. As formas de transmissão de energia podem ser: aumento de pressão, aumento de velocidade ou aumento de elevação, ou qualquer combinação destas formas de energia. É geralmente aceito que o líquido possa ser uma mistura de líquidos e sólidos, nas quais a fase líquida é predominante.
Outras máquinas destinadas a adicionar energia aos fluidos na forma de vapor e gases só são chamadas de bombas apenas eventualmente. As máquinas que se destinam a manusear ar, gases ou vapores são normalmente chamadas pelos técnicos de ventiladores ou ventoinhas, sopradores ou compressores.
Tipos
As bombas são classificadas em dois principais grupos: bombas de deslocamento positivo, também chamadas de estáticas, e turbobombas ou bombas dinâmicas. Por sua vez, os dois grupos são divididos em: alternativas e rotativas são as de deslocamento positivo e centrífugas puras ou radiais, helicoidais e axiais, fazem parte das bombas cinéticas. Seus nomes descrevem o método para mover o fluido.
Bombas de deslocamento positivo
Uma bomba de deslocamento positivo faz o fluido se mover isolando um volume determinado deste e aplicando força (deslocando) aquele volume isolado para o bocal de descarga. Estas bombas também são conhecidas como bombas volumétricas. Uma bomba de deslocamento positivo pode ser classificada como: bomba alternativa, ou bomba rotativa.
Bombas alternativas
As bombas alternativas usam um arranjo de diafragma, pistão ou êmbolo e cilindro, com válvulas de sucção e descarga integradas na bomba. Bombas desta categoria variam de monocilíndricas (chamadas de simplex), chegando em certos casos até nove cilindros. A maioria das bombas alternativas é de dois (duplex)