A ideologia, consciencia mitica
A ideologia
Chama-se senso comum o conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiencia vivida na coletividade a que pertencemos. Trata-se de um conjunto de ideias que nos permite interpretar a realidade, bem como de um corpo de valores que nos permite avaliar, julgar e depois agir. esse senso se encontra misturado a crenças e preconceitos sendo assim um conhecimento não crítico, sujeito a incoerencias e conservadorismo.
Esse primeiro nível de conhecimento precisa ser ultrapassado para que tenhamos uma visão de mundo mais crítica e coerente, não necessariamente restritas as formas mais requintadas de conhecimento como a ciência ou a filosofia.
À essa abordagem mais crítica dar-se o nome de bom senso. Qualquer pessoa, estimulada nos exercícios da compreenção e crítica torna-se capaz de agir com bom senso. Os obstáculos enfrentados nessa passagem(senso comum-bom senso) resultam em sua maioria da desigualdade de acesso a informação, como é o caso do Brasil e seu problema na educação. Como consequência disso nem todos tem igual oportunidade de consumir e produzir cultura. No entanto, não são apenas as pessoas não escolarizadas que tem dificuldade com o bom senso, mas também, pessoas estudadas podem estar restritas ao senso comum em algumas áreas quando por exemplo agem com preconceito e conservadorismo.
Outras vezes, as pessoas renunciam ao exercicio do bom senso em favor dos tecnocratas seduzidos pelo "poder do especialista" como é o caso quando não procuramos saber a respeito do tratamento médico a que estamos submetidos.
Não é automática a passagem do senso comum ao bom senso e um dos obstáculos encontra-se na difusão da ideologia em seu sentido restrito.
Ideologia é o conjunto de ideias, concepções ou opniões sobre algum ponto sujeito a discussão. Ainda podemos considerar a ideologia como teoria, no sentido de organização sistemática dos conhecimentos que antecedem a ação efetiva.