Ideologia e consciência mítica
Mas o que é ideologia?
Para assegurar a coesão e aceitação dos homens sem crítica das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, adaptando assim, os indivíduos as tarefas prefixadas pela sociedade, são criadas ideologias, que são normas, regras ou preceitos representados com o intuito de dar uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, camuflando as diferenças de oportunidades existentes pela estratificação da sociedade em classes.
Enquanto a teoria fundamenta-se na prática para desvendar os processos reais e históricos dos quais se origina a dominação de uma classe sobre outra, criando um projeto para melhoria da prática, a ideologia visa a simulação ou a justificação das diferenças entre as classes.
Por exemplo, a legislação é criada baseando-se no senso comum do que almeja a sociedade; no entanto, os interesses não são universais e nem sempre são de justiça. Muitas vezes, o interesse maior é de se fazer política, registrando normas que beneficiam pequenos grupos, o que significa que algo ser lei não implica necessariamente que é justo como se divulga.
Senso comum e bom senso
Senso comum é o conhecimento espontâneo resultado da experiência social que vamos adquirindo ao fazer julgamentos e estabelecer projetos de vida baseando-se em fontes como o bom senso, a tradição, a intuição e a autoridade de um conhecimento de um conhecimento específico.
Já bom senso, é o ato de filosofar sobre a vida que supõe certa capacidade de organização escolhendo alguns critérios para decidir sobre os problemas e dúvidas encontrados, mesmo sem acesso a filosofia e a ciência, ao assumir uma postura de certa independência em relação à avalanche de informações e pressões ideológicas que os cercam a todo instante.
Ideologia em sentido amplo e em sentido estrito
Em sentido amplo, ideologia é o posicionamento interpretativo diante de uma organização sistemática de conhecimentos destinados a