Poda e condução da macieira
PODA E CONDUÇÃO DA MACIEIRA JESSICA BERTI
Curitibanos, SC
Julho, 2012.
INTRODUÇÃO
A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, da família Rosaceae, tem suas origens nas montanhas do Cáucaso, Oriente Médio e Leste Asiático. Espécie exigente em tratos culturais, principalmente no que diz respeito à condução, poda e tratos fitossanitários. Seu cultivo em São Paulo, e em regiões edafoclimáticas similares, somente é possível por meio de cultivares locais adaptadas ou selecionadas em Instituições de Pesquisa como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e do Paraná (IAPAR).
Com pequena exigência de frio, essas cultivares apresentam-se aptas para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. É imprescindível o plantio de mudas enxertadas e sadias, em porta-enxertos clonais, obtidos pela técnica da estaquia ou mergulhia (chinesa ou de cepa), evitando-se a utilização de sementes, pela alta variabilidade das mesmas, o que resulta em pomares desuniformes. Por se tratar de cultura perene e de polinização cruzada, é importante consorciar no plantio variedades polinizadoras. Sua comercialização é feita na grande maioria “in natura” sendo eventualmente industrializada e, dependendo da variedade, utilizada para a fabricação de sidra, purê ou suco.
2. HISTÓRICO
Embora a cultura da macieira em escala comercial tenha iniciado na década de 1970, são inúmeras as referências sobre a introdução de cultivares, iniciativas de plantio ou fomentos anteriores a esse período.No ano de 1913, em um diagnóstico do ministério da agricultura sobre as condições de agricultura dos municípios de Santa Catarina, destacava-se que, no município de São Joaquim, foram encontradas árvores frutíferas de pessegueiro, macieira, ameixeira, marmeleiro e figueira, produzindo boas frutas, sendo