Apostila de horticultutra iii (completa)
26527 palavras
107 páginas
1. IMPORTÂNCIA DAS PLANTAS FRUTÍFERASA fruticultura é uma atividade de grande importância para os homens, considerando-se os aspectos econômico e social, ou como fonte de nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais, que são essenciais para o adequado funcionamento do corpo humano.
1.1. Importância econômica:-
A produção de frutas é uma atividade economicamente importante em muitos países do mundo, sendo muitos deles grandes exportadores. Como exemplos de países exportadores, podemos citar o Equador (banana), a Espanha (citros) e o Chile (várias espécies de clima subtropical e temperado).
As quatro principais frutas produzidas no mundo são as frutas cítricas (laranjas, tangerinas, limas ácidas, limões e outros), as uvas, as bananas e as maçãs. O Brasil é o principal produtor mundial de citros, de bananas e de mamões. A Índia destaca-se pela produção de mangas e a China pela produção de maçãs. Vale ressaltar que cada país produtor tem uma determinada época de colheita e de exportação, sendo conveniente avaliar a possibilidade de produzir frutas para o mercado externo, fora da época de produção dos países competidores, de forma a obter preços melhores. Como exemplo, pode ser citada a manga, que tem o Brasil como o único país exportador, de outubro a dezembro. Neste período não existe competição com os outros exportadores, que são a Índia, a Jamaica e a África do Sul.
As três principais fruteiras plantadas no Brasil são a laranjeira, o cajueiro e a bananeira.
As frutas importadas em maior quantidade pertencem a família Rosaceae, que são produzidas em condições de clima temperado. No Brasil, essas fruteiras são plantadas principalmente nos estados da região sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e em São Paulo. Já a uva é produzida na maioria das regiões, sendo que no nordeste é possível obter mais de duas colheitas por ano. Como as variedades de uvas sem sementes são mais procuradas pelos consumidores, a EMBRAPA está realizando