Pobreza
1 – Ao longo da Idade Média predominou uma visão religiosa sobre o mundo. A Igreja era, então, uma instituição com grande poder. Nestas condições de que modo a pobreza era entendida (0,8)?
A pobreza passou a ser entendida como algo natural e analisada através da vontade divina. Na Idade Média, a vontade de Deus era explicação para tudo o que ocorria, logo, através de uma visão religiosa, existia pessoas pobres porque foi a vontade de Deus para que os ricos se redimissem de seus pecados e nada podia mudar o destino daquelas pessoas.
2 – A denominada economia da salvação representava vantagens para o pobre e para o rico. De modo isto ocorria (0,8)?
Na Idade Média, as pessoas tinham um grande medo do inferno. A economia da salvação foi uma forma de persuadir as pessoas ricas a fazerem caridade para as pessoas pobres. Assim, as boas ações dos ricos levaram-nos a achar que estariam salvos do inferno, enquanto os pobres, por terem a humildade de aceitar a ajuda, estariam salvos também.
3 – Com o advento da Revolução Industrial quais as modificações que ocorreram em relação ao entendimento sobre a pobreza (0,8)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Quais foram os fatores que contribuíram, na modernidade pré-industrial, para que o pobre deixasse de ser visto como alguém próximo, para tornar-se um estranho, perigoso e indesejado (0,8)?