Aspectos Teóricos do Crescimento e do Desenvolvimento Acadêmico
O desenvolvimento econômico de uma nação é o processo de acumulação de capital e incorporação de progresso técnico ao trabalho e ao capital que leva ao aumento da produtividade, dos salários, e do padrão médio de vida da população. Essa interpretação é derivada de uma leitura que sintetiza duas abordagens, quais sejam: a abordagem ortodoxa das teorias do crescimento econômico; e a abordagem do desenvolvimento econômico em uma visão heterodoxa (BRESSER-PEREIRA, 2008).
O tema principal deste artigo é o crescimento e o desenvolvimento econômico. Especificamente, o trabalho vai abordar sobre os aspectos teóricos, elencando os fatores de causalidade do crescimento e do desenvolvimento econômico, usando as principais correntes teóricas que advogam sobre o tema na literatura econômica.
A base para essa investigação é o artigo Crescimento e Desenvolvimento Econômico, de Luiz Carlos Bresser-Pereira. Este autor sintetiza a discussão sobre os aspectos teóricos do crescimento econômico, assim como o desenvolvimento econômico, atribuindo os significados encontrados para esses temas na literatura econômica e traçando sua evolução conceitual ao longo do tempo.
Entretanto, o diferencial do presente artigo é atribuir foco especial nas contribuições de Robert Solow, precursor da Teoria do Crescimento Econômico, e, Celso Furtado, importante expoente nos debates acerca do desenvolvimento econômico. A discussão é realizada sem perder de vista outras contribuições importantes, que apresentam pontos de vistas sobre os elementos chaves do crescimento e desenvolvimento econômico.
Para tanto, será utilizado como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. Esse artigo toma como pressuposto que o crescimento econômico, refletido por um maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita, é uma etapa “sine qua non” para que ocorra o desenvolvimento econômico.
A escolha desses dois autores (Robert Solow e Celso Furtado) é explicada pela magnitude de suas contribuições no