Mensagem
Ano Lectivo 2013/2014
Trabalho escrito, pedido pela professora de Português, Ana Amorim para a mesma disciplina, do Curso Profissional Técnico de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
Micaela Mariani Castro nº6 12º A
Índice
Índice 2
Introdução 2
Modernismo 3
Fernando Pessoa 4
Significado do Poema – Mensagem 5
A estrutura da Obra 5
Simbologia 6
Conclusão 9
Bibliografia 9
Introdução
O trabalho realizado para a disciplina de Português, vem dar a conhecer um pouco sobre o modernismo o seu enquadramento histórico, e em que contextos e em que fins apareceu.
Fala sobre Fernando Pessoa, a sua vida e principais obras, analisando o poema “Mensagem”, a sua simbologia, estrutura da obra, e análise de um poema à escolha que integra a “Mensagem”.
Modernismo
O modernismo, foi um movimento literário, que teve início no séc. XX, com o objectivo de terminar com o tradicionalismo.
O movimento marcou a época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, a nova poesia através da declamação.
O adjectivo "novo", marcando todas estas manifestações, propunha algo a ser recebido com curiosidade ou interesse. Para os modernistas, simbolizados em Mário de Andrade, a prática da poesia tem que ser (ou tem que ter) uma reflexão consciente dos problemas da linguagem, das suas limitações e possibilidades. Além disso vêem no poeta um sujeito criador consciente do texto literário.
O Modernismo deixou marcas nas gerações seguintes, como se observa, em geral, uma maior liberdade linguística, a desconstrução literária e o introspectivíssimo. Estes novos elementos foram muito bem explorados por Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto (um mais lírico, outro mais objectivo, concreto), pelos romancistas de 30, na prosa intimista de Clarice Lispector, pelos tropicalistas que são