pobreza
A pobreza no Brasil -
As regiões norte e nordeste são as que mais enfrentam dificuldades em diversos fatores, principalmente em cidades que ficam distantes dos grandes centros.
Falta um ensino de qualidade e o descaso com a saúde é grande.
A seca também traz inúmeros problemas já quem sem água o agricultor não tem como consumir nem vender o que plantou passando por sérias dificuldades. Por isso muitos acabam migrando para capital ou até para cidades do sudeste do país.
Causas -
A pobreza não resulta de uma única causa, mas de um conjunto de fatores:
Fatores político-legais: corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema democrático, fraca igualdade de oportunidades.
Fatores econômicos: sistema fiscal inadequado, representando um peso excessivo sobre a economia ou sendo socialmente injusto; a própria pobreza, que prejudica o investimento e o desenvolvimento. Economia dependente de um único produto.
Fatores socioculturais: reduzida instrução, discriminação social relativa ao gênero ou à raça, valores predominantes na sociedade, exclusão social, crescimento muito rápido da população.
Fatores naturais: climas ou relevos extremos.
Problemas de Saúde: consumo de drogas ou alcoolismo, doenças mentais, doenças como a AIDS e a malária; deficiências físicas.
Fatores históricos: colonialismo, passado de autoritarismo político.
Insegurança: crime.
A pobreza tem aumentado e continua aumentando, por duas razões: o crescimento demográfico, que tem sido bem maior nas camadas mais pobres que nas camadas mais ricas, e a falta de capacidade de nos ajustarmos às mudanças tecnológicas.
Desenvolvimento –
Programas e políticas do governo -
O governo pode enfrentar o problema da pobreza de diversas formas, tais como a adoção de políticas sociais; políticas de demandas para o mercado de trabalho e políticas de oferta para o mercado de trabalho. Caso nenhuma dessas políticas