Pobreza e Exclusão Social
Pobreza e Exclusão Social
Índice
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Sociologia, tendo como objetivo o estudo pormenorizado de um fenómeno social bastante atual, mas também preocupante, n0meadamente nos países em vias de desenvolvimento e/ou países subdesenvolvidos.
Apesar dos fenómenos “Pobreza e Exclusão Social”, terem estado sempre presentes ao longo da nossa história, é nos nossos dias, que o debate, divulgação e a implementação de medidas de combate a estas problemáticas, se verifica com maior intensidade. Sendo, cada vez maior o número de casos de Pobreza e Exclusão Social, devido a factores de ordem económica, política e social.
Estas duas temáticas estão relacionadas entre si já que a Pobreza, é uma das vias de exploração da Exclusão Social e a Exclusão Social é, por sua vez, uma consequência da Pobreza.
À medida que fomos efectuando o trabalho, fomos comprovando as informações através de citações, gráficos e artigos de jornais.
Este trabalho foi relizado segundo o antigo e o novo acordo ortográfico.
“A pobreza, enquanto uma das principais manifestações da desigualdade, expressa-se na situação desvantajosa dos indivíduos, famílias e grupos que estão colocados nos lugares mais baixos da estratificação social”. (Botella apud Cardoso: 1993)
1. Definições de Pobreza e de Exclusão Social
Para garantir definições fiáveis de pobreza e de exclusão social, optámos por consultar no dicionário e na infopédia. Deste modo, a pobreza define-se como qualidade ou estado de uma pessoa com falta de meios materiais; falta do necessário à vida; escassez, indigência, penúria. Assim como, a exclusão social define-se como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.
1.1. A Interligação dos conceitos de Pobreza e Exclusão