Pobreza e Exclusão Social
Pobreza e Exclusão Social
Sintra, Março de 2013
PLANO DO TRABALHO
I Capítulo – Pobreza
1.1.Conceito de pobreza
1.2.Causas da Pobreza
1.3.Consequências da Pobreza
1.4.Combate à Pobreza
II Capítulo – Exclusão social
2.1. Conceito de Exclusão Social
2.2. Exclusão Social em Portugal
2.3. Combate à Exclusão Social
Conclusão
Bibliografia/Webgrafia
Anexos
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Sociologia, no módulo nº 5 - Diferenciação na Sociedade Contemporânea, do Curso Profissional de Animação Sociocultural.
Temos como tema a Pobreza e Exclusão Social. O nosso objectivo é dar a conhecer a pobreza existente a nível nacional, de modo a sensibilizar as pessoas a respeito da realidade social em que nos encontramos. Iremos falar sobre a pobreza e a exclusão social, os seus conceitos e as suas causas e consequências para o nível económico do nosso país. Para atingir este objectivo o trabalho foi estruturado em 2 capítulos: o 1º - Pobreza – aborda o conceito de pobreza, as causas da pobreza, as consequências da pobreza e o combate á pobreza. O segundo capítulo – Exclusão social – aborda o conceito de exclusão social, a exclusão social em Portugal e o combate à exclusão social.
Capítulo I Pobreza
1.1. CONCEITO DE POBREZA
A pobreza pode ser entendida de diversas formas: “carência de necessidades da vida quotidiana como a alimentação, o vestuário, o alojamento e os cuidados de saúde; carência de recursos económicos, tais como, carência de rendimentos ou riqueza; e carência social, ou seja, exclusão social, dependência, e a incapacidade de participar na sociedade”. (1)
1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Pobreza
1.2. CAUSAS DA POBREZA
A pobreza não resulta de uma única causa, mas sim de um conjunto de factores:
Factores Político-legais: Corrupção, inexistência ou mau funcionamento de um sistema