PNUD
Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD)
O PNUD (Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas) foi fundado em 1965 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano.
Os objetivos do PNUD são ajudar a ONU (Organização das Nações Unidas) a tornar-se uma força poderosa e coesa para o desenvolvimento humano sustentável; orientar os seus recursos para uma série de objetivos: erradicação da pobreza, da proteção ambiental, da criação de emprego e da participação das mulheres; e reforçar a cooperação internacional nesse sentido.
Outras áreas em que se envolve o PNUD são a governação democrática, a prevenção e recuperação de crises (ou seja, socorro em situações de emergência e consequente desenvolvimento económico a longo prazo), energia e VIH/SIDA.
O PNUD tem uma rede mundial com mais de 130 delegações que cooperam com governos, organizações e pessoas singulares em cerca de 175 países ou territórios.
Este programa da ONU pretende ajudar as pessoas mais pobres a encontrarem as suas próprias soluções para atingirem níveis de desenvolvimento aceitáveis. Paralelamente, ajuda os países em desenvolvimento a atrair assistência financeira e a geri-la.
Portugal colabora com o PNUD através de contribuições voluntárias, de um trust fund (destinado essencialmente aos PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e da contratação de jovens profissionais, que vão trabalhar para escritórios da instituição nos PALOP. O trust fund para os PALOP surgiu na sequência de um acordo entre o PNUD e o governo português assinado em 1992 e destinado a atividades de educação, formação e investigação, de coordenação de ajudas e à realização de estudos e projetos de desenvolvimento do setor privado e de projetos de melhoria de gestão macroeconómica.
Cabe à rede mundial do PNUD coordenar os esforços mundiais e nacionais para concretizar o Projeto do Milénio das Nações Unidas, um compromisso assumido em 2000 pelos líderes mundiais e que