PNUD Brasil
SIHAM SMIDI 3200492851
LILIAN V. CAMARGO P. QUEIROZ 3214519791
O Brasil conseguirá atingir até 2015 todas as metas estabelecidas pelos objetivos do Milênio?
As metas que o Brasil conseguirá atingir até 2015 são erradicar a extrema pobreza e a fome, promover igualdade entre sexos, reduzir a mortalidade infantil e combater o HIV, a malária e outras doenças e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Erradicar a extrema pobreza e a fome até 2015, o Brasil está avançando bastante nesse quesito. Com a implantação de programas como o “Fome Zero” e o “Bolsa Família”, é bem possível atingir as metas estabelecidas, desde que o governo mantenha o rumo e as verbas destinadas a esses programas. Já na educação, não basta apenas que as crianças estejam matriculadas. É preciso cuidar dos estabelecimentos de ensino, dos profissionais que lá trabalham e principalmente valorizar a carreira do professor. Nesse quesito o Brasil ainda está longe de alcançar os objetivos propostos. O que notamos são jovens e adultos semi-analfabetos, ou seja, conseguem até ler escrever seus nomes e algumas palavras, porém, não conseguem escrever textos elaborados e nem o sentido do que é lido.
O Brasil está avançando na igualdade entre sexos. A disparidade entre a situação de emprego das mulheres e dos homens é histórica no país e no mundo. É bem provável que o Brasil consiga atingir as metas propostas. Ao eleger a primeira mulher presidente e ao alçar a vários cargos na alta cúpula da administração nacional, várias mulheres e até pela própria necessidade de mão-de-obra técnica especializada nos próximos anos, o país está dando largos passos para conquistar essa igualdade.
Quanto a mortalidade infantil, o país avançou e provavelmente atinja a meta estabelecida. No entanto, ainda há grande disparidade entre as regiões mais pobres e as classes sociais menos