origem do funk
Como surgiu:
O funk surgiu na década de 60 pelo pianista Horace Silver que uniu o jazz à soul music. Nessa época, o funk ainda não tinha a sua principal característica: o swing. Foi com James Brown que o estilo se tornou dançante e ganhou o mundo.
Na década de 70 surgiram as primeiras equipes de funk no Rio de Janeiro, como Soul Grand Prix e a Furacão 2000 que organizavam bailes. Os primeiros bailes eram feitos com vitrolas hi-fi e as equipes foram comprando equipamentos melhores, aos poucos.
A partir de 1989, quando os bailes começaram a trair mais pessoas, foram lançadas músicas em português. As letras falavam do cotidiano dos freqüentadores: violência, pobreza das periferias, sexo e drogas. Ao mesmo tempo em que as músicas abordavam o cotidiano das classes baixas, alguns bailes começaram a ficar violentos e serem palcos de “brigas de galeras” onde pessoas de dois lugares dividiam a pista em duas e quem ultrapassasse as fronteiras de um dos “lados”, era agredido pela outra galera.
Conclusão:
O funk é muito descriminado por ser um gênero musical que fala de sexo, drogas, violência e problemas em periferias, além de influenciar no vocabulário e no modo de se vestir dos ouvintes. Mesmo o funk sendo muito criticado, maioria das pessoas tem uma musica desse gênero no celular ou quando tocam em alguma festa todas se animam com sua batida, além de hoje em dia, podemos perceber que o funk está presente em várias novelas e em filmes brasileiros.
Colégio Motivo
Larissa Lima, 8ª C