PNUD Brasil
Em 2000, a ONU - Organização das Nações Unidas, se reuniram para analisar os maiores problemas do mundo, foi assim que estabeleceu o ODM (Objetivo de desenvolvimento do milênio), no Brasil é chamados de 8 jeitos de mudar o mundo, esse projeto deverá ser atingido até 2015 por todos os países.
Os objetivos da ODM
Combate a fome e a miséria;
Educação básica de qualidade para todos;
Igualdade entre os sexos, valorização das mulheres;
Redução da mortalidade infantil;
Melhorar a saúde das gestantes;
Combater a Aids, a malaria e outras doenças;
Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Segundo o diretor do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil, o Brasil está no caminho certo para atingir os objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
As metas para redução de pobreza extrema serão atingidas, de acordo com o especialista, mas Giancarlo alerta para uma maior atenção na desigualdade regional. “Os números do país são bons de uma forma global, mas, quando consideradas as estatísticas regionais, ainda há muito a ser feito”.
O segundo objetivo – garantir educação de qualidade para todas as crianças do país – também apresentou melhorias, mas não avalia a qualidade do ensino, de acordo com o especialista. A meta é que todas as crianças terminem o Ensino Médio até 2015.
“Em 1992, 81,4% de jovens entre 7 e 14 anos estavam matriculados no ensino fundamental, enquanto que, em 2008, o percentual era de 94,9. Mais uma vez, existe uma discrepância entre as regiões. O Norte teve uma média de 3,6%, enquanto o Sudeste, 95,7%”, diz Summa.