cartilha
Produção
Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis
Apoio
Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional,
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Fórum Cearense
Lixo e Cidadania, Cearah Periferia, Prefeitura Municipal de Fortaleza
Edição
Humberto Leite
Ilustrações
Gustavo Vasconcelos
Contato
Rua Júlio Siqueira, 581 - Dionísio Torres
Fortaleza/CE - CEP 60130-090 www.ider.org.br Impresso em papel reciclado
Fortaleza/CE - Setembro de 2006
Lixo é Cidadania
02 Reciclagem é vida
Olá!
Amigos e amigas,
Esta cartilha foi produzida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e
Energias Renováveis com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de um cuidado apropriado do nosso lixo e como forma de incentivar a positiva colaboração de todos os cidadãos com os coletores de materiais recicláveis.
Essa idéia é uma das medidas adotadas para alcançar os “Objetivos de
Desenvolvimento do Milênio”, um conjunto de oito metas assumidas pelos 191 países que integram a Organizações das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável do planeta. Isso porque uma gestão inteligente dos resíduos sólidos com participação efetiva da sociedade pode garantir melhorias em questões como renda, meio ambiente, sociabilidade e saúde.
Depois de lê-la, adote hábitos que ajudem na preservação do meio ambiente e o bem estar social e repasse essa idéia adiante.
Lixo é Cidadania
03
Nosso lixo
Como todo mundo sabe, no nosso dia-a-dia produzimos uma grande quantidade de lixo. É o saco do pão, o caderno antigo, a garrafa do refrigerante, o brinquedo quebrado, a lata de cerveja, etc... Tudo isso forma uma enorme quantidade de material que vai se acumulando nos lixões e aterros sanitários.
Lá, ficam longe da nossa vista, mas poluem o solo, os rios, lagoas, lençóis freáticos e o ar, especialmente quando os gases exalados provocam incêndios. O mau cheiro e o acúmulo de