ASPECTO COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS
Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China pode ser vista a olho nu do espaço, mas não da Lua! Com 7.300 quilômetros de comprimento, ela pode ser vista por astronautas que estão em órbita do planeta. Além disso, o tempo na região das muralhas deve estar ótimo, sem nuvens no céu, e a hora do dia também é essencial para que elas sejam visualizadas.
Ela é tão enorme que pode ser vista até do espaço. E tão comprida que se estende por 73.000 quilômetros, passando por altas montanhas do interior da China.
A Grande Muralha da China, que cruza boa parte do norte do país, foi erguida e reformada por diversos governantes ao longo dos séculos.
Ao contrário do que se pensa, a construção não é uma obra contínua. Há interrupções, bifurcações e trechos paralelos. Além disso, algumas partes sumiram ou viraram ruínas.
A construção começou no século 3 antes de Cristo, quando o primeiro imperador da China mandou unir as muralhas dos antigos reinos. Masi tarde, outros soberanos ordenaram a ampliação dos muros.
Os construtores mais importantes foram os imperadores da família Ming. Eles ergueram paredes de tijolos que serpenteiam entre as montanhas. Elas se estendem por 2.700 quilômetros, um pouco mais do que a distância entre as cidades de São Paulo (SP) e Recife (PE).
Defesa reforçada
Com cerca de 7 metros de altura, a muralha dificultava a vida dos inimigos que tentavam invadir a China.
Os soldados chineses subiam nos muros por escadas e de lá viam tudo e atacavam os inimigos. Os vigilantes ficavam nas torres, de onde mandavam recados uns para os outros com fogueiras, bandeiras ou sinais de fumaça.
Portões permitiam a passagem de moradores, de comerciantes e das tropas que saíam para dominar outros povos.
Você sabia que:
O material usado na construção da muralha varia? Há trechos de tijolos, de terra prensada, de madeira, de pedra ou só de terra batida.
Perto de Pequim, a capital da China, a muralha é uma atração especial